Editando a biblioteca do Eagle


Embora a biblioteca que acompanha o Eagle seja bastante completa, sempre existem situações nas quais falta determinado componente ou o encapsulamento desejado. Neste caso, é necessário se criar um novo item em uma biblioteca existente, ou mesmo criar uma nova biblioteca.

Importante: Pressupomos aqui que o leitor já conhece bem o projeto de circuitos impressos utilizando o software Eagle. Se  você não tem este conhecimento,  não irá perceber por que saber construir uma biblioteca é interessante. Neste caso use o campo de comentários para solicitar um tutorial básico sobre o Eagle. Em caso de interesse demonstrado por muitas pessoas nós iremos inserir este tutorial aqui no cadlab.

Na instalação de  um novo componente a referência básica é a folha de dados deste componente. Para demostrar o processo de construção de uma biblioteca no Eagle vamos exemplificar com o componente TDA7052A, um amplificador de áudio de 1W de potência, muito adequado para projetos alimentados a bateria. Estas operações foram realizadas com a versão 6.6.0 do Eagle, Linux Mint 18.2.

Necessitaremos de duas informações básicas. Em primeiro lugar o diagrama em blocos e em segundo a descrição do encapsulamento do componente. Veja nas figuras a seguir:

TDA7052- Diagrama em blocos

 

TDA7052- Encapsulamento

Vamos criar uma nova biblioteca denominada “cadlab”, onde serão inseridos todos os componentes que viermos a configurar para uso no Eagle.

Para criar uma nova biblioteca:

1- Abra o Eagle clicando sobre o ícone no menu “Desenvolvimento”:

2- Selecione o menu “file/new/library”. A seguinte imagem irá aparecer na sua tela:

Tela inicial criação de biblioteca

3- O diretório padrão onde são instaladas as bibliotecas do Eagle é o .eagle/lbr. Este diretório vem com permissões de escrita apenas para o usuário root. Muito bom para garantir que ninguém vai apagar suas bibliotecas, mas atrapalha no momento em que estamos criando um novo arquivo nesta área. Para simplificar é melhor alterar temporariamente as permissões de acesso, liberando para todos e depois de executado a criação da biblioteca, voltar à permissão original. Outra opção é criar um diretório de bibliotecas Eagle na sua área home. Tem a vantagem de poder ser facilmente executado o backup dos circuitos que você criou. Vamos adotar esta opção, com o nome do diretório sendo cadLabEagle.

Salve a biblioteca (por enquanto totalmente vazia) no diretório cadLabEagle. Para isto use o menu “File/Save As…” da janela onde está sendo criada a nova biblioteca.

Salvando a nova biblioteca

4- Vamos criar inicialmente o simbolo do encapsulamento. Analisando a folha de componentes vemos que o único encapsulamento do CI é um DIL8. Este é um encapsulamento bem padrão, de modo que podemos copiar o mesmo sem ter que desenhar tudo novamente. Vamos aproveitar e já copiar os símbolos de encapsulamentos disponíveis no Eagle para a nossa biblioteca. Vai facilitar muito nos futuros desenhos. Não é um uso muito eficiente de espaço, de modo que se você estiver com pouco espaço em disco pode copiar apenas o símbolo do DIL08.

5- Mantenha a janela de sua nova biblioteca aberta e ative a janela do painel de controle. Selecione “libraries” para expandir todas as bibliotecas. Identifique a biblioteca “ref-packages.lbr”. A sua tela deve estar aproximadamente igual à:

Identificando encapsulamentos padrões para sua biblioteca

Com a biblioteca “ref-packages.lbr” selecionada, pressione o botão direito do mouse e selecione o item “copy”. No menu que se abre identifique onde está a sua recém criada biblioteca e salve na mesma a biblioteca copiada.

Copiando encapsulamentos padrões para sua biblioteca

6- Informe ao Eagle a existência desta nova biblioteca. Para isto selecione o menu “Options/directories”. No diálogo que se segue insira o diretório da nova biblioteca no campo “Libraries”. Separe o novo diretório do anterior por um dois pontos (“:”). No nosso caso o novo diretório foi “/home/tavares/cadLabEagle”.

A partir de agora, sempre que você expandir o item “Libraries” no painel de controle, será apresentada também a biblioteca cadLabEagle.

7- Para criar o simbolo: Selecione o menu “Library/Symbol”. Na janela que se abre insira o texto TDA7052A. Selecione “yes” quando questionado se deseja criar um novo símbolo.

Iniciando criação de um símbolo

Use a ferramenta “Wire” para desenhar um retângulo correspondente à envoltória do símbolo.

Use o menu “Edit/Description” para criar a descrição da parte. Utilizamos o texto “Amplificador de potência 1W TDA7052A”

Segundo passo na criação de um símbolo

Insira os pinos (os pinos sem conexão não são necessários desenhar) selecionando o menu “pin” à esquerda da tela. Distribua os pinos de forma similar ao desenho fornecido na folha de componentes.

Inserindo os pinos

Renomeie os pinos de acordo com a folha de especificações do componente. Clique com o botão direito sobre o pino, e selecione “name”. No diálogo que se segue informe o novo nome conforme dado pelo fabricante:

É possível que os nomes se sobreponham, tornando a leitura muito ruim. Altere as dimensões da envoltória e mesmo resuma os nomes para tornar mais agradável a operação com o símbolo.

Renomeando os pinos

8- Como já temos o símbolo e o encapsulamento traçados, temos agora que criar o dispositivo em si. Para isto selecione o menu Library/device. Na janela que se abre insira o nome TDA7052.

Criando um dispositivo

A direita da tela,parte inferior”, selecione “New” e escolha o encapsulamento DIL08.

Escolhendo o encapsulamento

Clique no ícone “Add device” à esquerda da tela, e selecione o (único até o momento) device TDA7052.

Selecionando o símbolo

O procedimento restante é exatamente igual aos componentes preexistentes na biblioteca.

Pressione o botão “Connect”, na parte direita inferior da tela. O tabela de conexões será apresentada:

Iniciando conexões

  • Selecione Vp — 1 — e pressione “connect”
  • Selecione INP+ —-2 —- e pressione “connect”
  • Selecione SIG_GND —3 —- e pressione “connect”
  • Selecione DC_C —-4 —- e pressione “connect”
  • Selecione OUT+ —-5 —- e pressione “connect”
  • Selecione GND_POW —- 6 —- e pressione “connect”
  • Selecione OUT- —- 8 —- e pressione “connect”

A tela de conexões deve estar da seguinte forma:

Conexões entre o esquema e o encapsulamento

Feche a janela de conexões, pressionado OK, e salve o novo componente através do menu “File/save”. A sua biblioteca já está disponível para uso.

Para testar o que acabamos de fazer. Feche e abra o Eagle (vamos iniciar um novo projeto). Menu “File/New/Schematic”.

Selecione “Add”. No dialogo que se segue insira TDA no campo de pesquisa. Todos os circuitos que contem TDA serão apresentados, inclusive a “nossa” biblioteca. Selecione e veja no lado direito o esquema e o encapsulamento.

Testando a nova biblioteca

Você pode operar com o novo componente exatamente da mesma forma como opera com os componentes da biblioteca padrão.

Até o nosso próximo encontro!

Deixe um comentário